09/03/2018

Rosely Cruz fala sobre empreendedorismo na revista Mesário do Contabilista

Fonte: Mesário do Contabilista

Como diz Augusto Cury, “ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória”. De fato, ele está certo. Mas certo mesmo está quem aposta que empreender não é nada fácil. Muito pelo contrário: entre os princípios para se dar bem na área, destaque para aprender a exercer a liderança, manter a autoconfiança, estar aberto à críticas, adquirir conhecimento da área de atuação e, principalmente, assumir riscos e sair da zona de conforto. Ou seja, acima de tudo, o ato de empreender envolve muito mais do que ter o próprio negócio. Empreender é sinônimo de realizar algo novo, diferente, inovar, e, principalmente, confiar na sua própria capacidade de tomar decisões, como explica a autora do livro “Empreendedoras por Natureza”, Rosely Cruz, que diz: “o próprio dicionário nos dá uma definição do que é empreender: decidir realizar (tarefa difícil e trabalhosa); é uma travessia arriscada. Ou ainda: se relaciona à atitude de inovar, de se dedicar integralmente a transformar ideias em realidade”. Ela comenta que a ideia de empreender funciona mesmo nas pequenas competências, quando decidimos reformar a casa, fazer um curso ou escolhemos ir morar em outro país. O empreendedor vive em uma linha tênue entre competência e riscos. É uma pessoa inquieta e que vê oportunidades em cada conversa e/ou detalhe que observa. Ele busca criar algo com valor, assumindo para si os riscos do que se propõe em ofertar. “Dificilmente um empreendedor sobrevive sem a inquietação de buscar o relevante, o diferente. A cada dia ele procura se aperfeiçoar naquilo que faz, trazer novidades, entender seu público e, principalmente, se conectar. Às vezes pode até lhe faltar conhecimento técnico, mas a criatividade e a vontade de colocar em prática acabam contornando esses obstáculos. O verdadeiro empreendedor traduz os desejos e ideias em ações, atitudes. Foi o espírito da não acomodação que tirou o homem das cavernas e o levou aos arranha-céus e que permitiu que ele voasse mais alto e rápido do que os pássaros”

Futuro

E o que dizer do empreendedor do futuro? “Avaliamos que o mercado de trabalho deverá ser bem diferente a partir de 2025, com consideráveis transformações nas atividades operacionais, que vêm sendo reestruturadas por meio da robotização de processos. Com isso, a atenção deve voltar-se para o desenvolvimento das pessoas e formação de talentos que correspondam a essa nova realidade”, avalia Luiz Sérgio Vieira, CEO no Brasil da EY. “Quanto ao futuro, a única certeza que temos é que as mudanças nunca mais vão ocorrer como hoje. Tecnologias como Inteligência Artificial vão protagonizar uma grande revolução em nossa sociedade, possivelmente uma transformação ainda maior do que a internet causou em nossas vidas. Pensar neste futuro próximo e nas formas de se adaptar a ele é imprescindível”, comenta Gustavo Gennari, CEO da Faculdade de Informática e Administração Paulista – Fiap.

Dificuldades

O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo. De acordo com a última pesquisa, em 2016, da Global Entrepreneurship Monitor – GEM, realizada pelo Sebrae, em cada dez brasileiros adultos, quatro já possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de uma. Na prática, para Henrique Tarasiuk, fundador da Legacy Partners, é muito difícil empreender no Brasil: “Além da grande burocracia encontrada pelos empresários, a falta de preparo da grande maioria deles acaba trazendo grandes problemas para as empresas, principalmente no que se refere à gestão financeira. Pequenos erros neste setor são capazes de destruir qualquer sonho e acabar, até mesmo, com negócios consolidados”. Em sua visão, alguns pequenos erros podem acabar minando empresas, dificultando o crescimento e, até mesmo, levando elas para a inadimplência e para a falência. “O erro começa pela ausência de um planejamento de negócios bem feito. Planejamento de negócios – seja operacional, financeiro ou estratégico – ajuda uma organização a traçar um caminho para a realização de seus objetivos. Toda vez que uma empresa não realiza previsões financeiras, operacionais ou deixa tarefas e decisões para a última hora, está potencialmente afetando o desempenho. O planejamento é parte fundamental na tomada de decisão da gestão”, pontua o especialista, aconselhando os Contadores a crescer com saúde: “Empresas que crescem muito rápido e não possuem planejamento tendem a ter problemas. Isso acontece por diversos motivos, sendo os principais: a necessidade de caixa cada vez maior e investimentos exagerados, que posteriormente podem gerar capacidade ociosa”. Por fim, Cristiano Corrêa, diretor acadêmico e professor da área contábil e financeira na Trevisan Escola de Negócios, comenta que com o avanço da tecnologia, a carreira em Contabilidade, inclusive para aqueles que pensam em ser empreendedores, tem exigido novas competências. “O mercado busca profissionais bem preparados e dispostos a manter-se constantemente atualizados. Uma boa base acadêmica, em escolas de primeira linha, dá ao profissional da área contábil infinitas possibilidades de trabalho, além de prepará-lo para desempenhar de forma competente as mais de trinta especializações de que a profissão dispõe”, explica.

 

Mesário do Contabilista: https://goo.gl/nJxsT1

  • São Paulo
  • +55 11 4304-9760

    Av. Brig. Faria Lima, 1461
    Torre Sul - 8º andar
    São Paulo - SP

    contato@neolaw.net.br

  • Rio de Janeiro
  • +55 21 98822-8887

    Rua da Assembleia, 10
    sala 1715, Centro.
    20011-901
    Rio de Janeiro - RJ

    contato@neolaw.net.br

  • Curitiba
  • +55 41 99750-4946

    Tv. General Francisco
    Lima e Silva, 123
    80520-040
    Curitiba - PR

    contato@neolaw.net.br

  • Porto Alegre
  • +55 51 3328-6163

    R. Padre Chagas, 66
    Conj. 602
    90570-080
    Porto Alegre - RS

    contato@neolaw.net.br